COB comemora 90 anos das primeiras medalhas olímpicas do Brasil!

O Comitê Olímpico Brasileiro, a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo e o Movimento Olímpico no Brasil estão em festa. Nesta segunda-feira, dia 2 de agosto, comemora-se o 90º aniversário da conquista da primeira medalha olímpica do Brasil. O feito ocorreu no dia 2 de agosto de 1920 nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, na Bélgica, quando o atirador Afrânio Costa conquistou a medalha de prata na prova de pistola livre 50m. Naquele mesmo dia, o Brasil ainda conquistou a medalha de bronze na pistola livre por equipe, da qual participou Afrânio Costa, Dario Barbosa, Fernando Soledade, Guilherme Paraense e Sebastião Wolf. A primeira medalha de ouro olímpica do Brasil viria no dia seguinte, 3 de agosto, com a vitória de Guilherme Paraense no tiro rápido 25m.

Durante evento realizado nesta segunda-feira na sede do COB, no Rio de Janeiro, o presidente da entidade, Carlos Arthur Nuzman, ressaltou a conquista do Brasil. “Hoje é um dia histórico para o esporte brasileiro. Há 90 anos começávamos a escrever o nome do Brasil na história dos Jogos Olímpicos. Por isso é importante homenagear os atiradores que abriram caminho para a conquista de medalhas. Hoje já são 91 medalhas conquistadas, o que nos motiva a trabalhar ainda mais por mais conquistas em Londres 2012 e no Rio 2016″, afirmou.

Das 91 medalhas olímpicas do Brasil (20 de ouro, 25 de prata e 46 de bronze), 52 foram obtidas nas últimas quatro edições dos Jogos, a partir de Atlanta 96. A vela é o esporte que mais medalhas conquistou para o Brasil, em um total de 16 (6 de ouro, 3 de prata e 7 de bronze), seguida do judô, com 15 (2 de ouro, 3 de prata e 10 de bronze), e do atletismo, com 14 (4 de ouro, 3 de prata e 7 de bronze).

Fonte: Site do COB

Saudações Olímpicas!

Sebástian Pereira

Deixe um comentário