Copa Revelação terá Exposição!

A Organização da Copa Revelação de Judô Cidade de São Paulo trará ao público presente no próximo domingo (25) no ginásio do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, a inédita Exposição “O Judô e seus heróis”. Buscando retratar, através de fotos e textos, uma pequena e particular parte da história do judô em São Paulo, e por conseqüência, no Brasil, a exposição passeia por momentos marcantes do judô paulista e brasileiro, trazendo em perspectiva muito própria, as características e personagens de cada época.

“A Exposição buscou enfocar situações que refletissem cada momento do judô em São Paulo e no Brasil nas últimas décadas. Enquanto nos anos 10 e 20 foi abordada a introdução do judô no país e no estado, nos anos 50 e 60, por exemplo, as informações ficaram centradas na difícil e lenta transição para o judô de competição explorando nomes consagrados na modalidade como Hikari Kurachi, Massayoshi Kawakami, Lhofei Shiozawa e Mateus Sugizaki”, disse Rubens Chiri, curador da exposição.

“A intenção da Copa com esta Exposição é valorizar muitos dos personagens que ajudaram a construir a história do judô paulista e brasileiro. Este trabalho pode e merece ser aprofundado, portanto ainda há muito o que acrescentar. Tenho certeza de que a Exposição agradará aos amantes do judô e do esporte em geral”, disse Branco Zanol, diretor geral do evento.

A intenção dos Organizadores é tornar a Exposição itinerante, levando-a para outras localidades do estado e, talvez, até do país.

“É preciso democratizar este tipo de informação. Hoje um garoto faixa roxa ou marrom que está prestes a se tornar faixa preta não tem idéia da importância que tiveram judocas como os professores Ono,  Ogawa, Messias, Oide, Shiozawa, João Gonçalves, Ishii, dentre muitos outros, em toda a sua formação técnica e teórica”, pontuou Aurélio Miguel, principal incentivador do projeto. A Exposição “O Judô e seus heróis” estará aberta ao público, a partir das 9h, na alameda de acesso ao ginásio do Pinheiros durante todo o domingo (25).

A Copa Revelação de Judô é uma iniciativa da Associação Branco Zanol de Judô e conta com o apoio da Secretaria de Esportes do município de São Paulo, CBJ, FPJ, EC Pinheiros, Instituto Vita, Kimonos Dragão e vereador Aurélio Miguel.

Fonte: Site da CBJ

Saudações Olímpicas!

Sebástian Pereira

Deixe um comentário