Ketleyn Quadros é nomeada embaixadora das Olimpíadas Escolares do COB!

A primeira mulher a subir em um pódio olímpico em esportes individuais, a judoca Ketleyn Quadros foi nomeada esta semana embaixadora das Olimpíadas Escolares do COB. A peso leve terá a companhia, na função de promover a competição e servir de exemplo para jovens atletas, nomes como Keila Costa (atletismo), Luciano Pagliarini (ciclismo), Dayane Camilo (ginástica rítmica), Luiz Lima (natação), Hugo Hoyama e Thiago Monteiro (tênis de mesa), Duda Machado (basquete), Lenisio Teixeira (futsal), Felipe Borges (handebol), Emanuel Rego, Shelda Bede, Roberto Lopes (vôlei) e Fernanda Oliveira (vela). 

As Olimpíadas Escolares, para atletas de 12 a 14 anos, serão disputadas em Fortaleza (CE), entre os próximos dias 10 e 19. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) escalou 14 atletas e ex-atletas como Embaixadores das Olimpíadas Escolares. A função dos embaixadores é passar a experiência adquirida em vários anos de atividade no esporte internacional aos futuros atletas do Brasil.

“A participação dos embaixadores cresce a cada edição das Olimpíadas Escolares. A força do exemplo de vários campeões do esporte brasileiro estimula e motiva os jovens atletas”, disse Edgar Hubner, Gerente de Iniciação, Fomento e Eventos do COB, e
diretor geral das Olimpíadas Escolares.

Fora as inúmeras medalhas conquistadas em Jogos Pan-americanos, os embaixadores das Olimpíadas Escolares somam cinco medalhas olímpicas: Emanuel Rego, ouro em Atenas-04; Shelda Bede, prata em Sydney-2000 e Atenas-04; Fernanda Oliveira, bronze em Pequim-08; e Ketleyn Quadros, bronze em Pequim-08.

Os Embaixadores das Olimpíadas Escolares farão uma série de atividades juntos aos atletas participantes do evento, como palestras, demonstrações, cerimônias de premiação, atividades culturais, entre outras.

“Não há melhor maneira de unir esporte e educação do que aproximar um medalhista olímpico, por exemplo, de um jovem aluno começando a carreira de atleta. O exemplo a ser dado ultrapassa as fronteiras das quadras, pistas e piscinas. Aos olhos de um jovem em formação, a conduta de um atleta pode ser mais importante do que suas conquistas”, explica Edgar Hubner.

Recorde – Fortaleza verá a maior edição das Olimpíadas Escolaresjá  realizada, com um total de 4.217 inscritos, sendo 3.635 atletas. Este é o novo recorde de inscritos do evento. As Olimpíadas Escolares serão disputadas por 28 delegações, sendo uma para cada um dos 26 estados brasileiros, mais uma equipe do Distrito Federal e outra da cidade sede. Esta é a primeira vez que a
competição terá 100% de participação.

Fortaleza verá o novo formato da competição, com 11 modalidades em disputa: Atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Fonte: Site da CBJ

Saudações Olímpicas!

Sebástian Pereira

Deixe um comentário