Lançadas as mascotes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Londres 2012.

As mascotes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Londres 2012 foram lançadas nesta quarta-feira, dia 19, pelo Comitê Organizador do evento. Wenlock, dos Jogos Olímpicos, e Mandeville, dos Jogos Paraolímpicos, foram criadas a partir das últimas gotas de aço que sobraram da construção da viga de apoio do Estádio Olímpico da cidade.

Os nomes das mascotes refletem a rica história olímpica e paraolímpica do Reino Unido. Wenlock é inspirado em um condado da Inglaterra chamado Shropshire. A cidade é o coração da história olímpica, onde o Barão Pierre de Coubertin se inspirou para fundar o Movimento Olímpico moderno, após assistir a um evento de competições esportivas inspirado nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga. O formato da cabeça de Wenlock se baseia no telhado do Estádio Olímpico e os três pontos representam os lugares do pódio, onde os atletas receberão suas medalhas.

Já o nome Mandeville foi baseado na cidade Stoke Mandeville, o berço dos Jogos Paraolímpicos. O local promovia competições entre soldados que voltaram lesionados da Segunda Guerra Mundial. A mascote tem três pontas na cabeça que representam as três partes do emblema Paraolímpico. O rabo e as mãos são aerodinâmicos, pois ela está sempre em movimento tentando bater seu recorde pessoal.

Por serem de metal, as mascotes brilham e refletem imagens das pessoas, dos lugares e de coisas que encontrarão no caminho de sua viagem por todo o Reino Unido. As luzes em suas cabeças representam os táxis pretos de Londres e seus olhos são lentes de câmeras que capturam tudo o que veem.

Um filme de animação, baseado numa história infantil, mostra como as mascotes foram trazidos para a vida e são capazes de refletir e se adaptar ao seu ambiente.

As mascotes seguirão caminhos separados, para cruzar e conhecer pessoas de todo o país. Para saber aonde elas irão, um concurso escolar nacional foi lançado para determinar as viagens de Wenlock e Mandeville.

Mais informações no site do COB.

www.cob.org.br

Fonte: Site do COB

Saudações Olímpicas!

Sebástian Pereira

Deixe um comentário