O momento certo!

Campeonato Mundial Júnior de Judô! Tenho muito carinho por esta competição, pois foi à competição que me consolidou no Judô Mundial.

O Campeonato Mundial Júnior é uma importante competição no desenvolvimento de cada atleta. Temos muitos atletas, hoje, que fazem parte da Equipe Principal do Brasil, mesmo ainda tendo idade para a classe Júnior. Comprova a grande facilidade de renovação do Judô Brasileiro.

Enquanto atleta, recordo-me de algumas oportunidades em que ficava extremamente decepcionado com minha atuação nos campeonatos importantes na Classe Sênior. Logicamente, sempre temos o objetivo de conquistar o possível e impossível, mas em certos momentos temos que refletir sobre tudo ao nosso redor. Existe o momento certo para tudo.

Quando em 1996, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, então com 20 anos, último ano da classe Júnior, porém já representando o Brasil no Campeonato mais importante do mundo, perdi a medalha de bronze, para o americano James Pedro, ficando em 5°Lugar, fiquei extremamente chateado e chorei muito. Lembro-me de meu pai, me consolando e chorando junto comigo, me apoiando e me dando suporte para seguir em frente, pois dois meses depois eu teria a competição mais importante para a minha classe, o Campeonato Mundial Júnior.

Meu técnico, Ney Wilson, me disse antes dos Jogos Olímpicos que o grande objetivo da temporada era o Mundial Júnior. Não entendi direito, mas segui em frente. Após os Jogos, ele me lembrou deste objetivo.

Lutei como nunca o Mundial Júnior e venci quase todas as lutas por Ippon. Saí consagrado. E nunca mais fui o mesmo. Saí um atleta mais maduro e completo. Fortaleceu-me para todas as outras conquistas futuras.

Hoje, tento passar toda essa experiência e relato para os mais jovens, orientando-os no desenvolvimento de suas carreiras. Nunca desanimar frente a um insucesso. Temos que respeitar o momento.

Naquela época, fui o segundo brasileiro a ser Campeão Mundial Júnior, feito conquistado somente por nosso Campeão Olímpico Aurélio Miguel. Após minha conquista, muitos brasileiros, chegaram a conquista do Mundial, entre eles Tiago Camilo, Leandro Guilheiro, Fabiane Hukuda e muitos outros. Isso representa a força do Judô Brasileiro.

Que venham muitas outras conquistas para o Judô Brasileiro!

Saudações Olímpicas!

Sebástian Pereira

Tags: , ,

Deixe um comentário