Seleção Brasileira definida para 2010

A seleção brasileira para a temporada 2010 está definida. Após a realização da Seletiva Nacional neste sábado (5), no Rio de Janeiro, 20 judocas garantiram presença na equipe, que já tem os atletas que figuram no ranking mundial da Federação Internacional de judô pré-classificados (veja lista no fim deste e-mail). O evento faz parte do Projeto Londres 2012 da Confederação Brasileira de Judô.

Duas vezes medalhista olímpico entre os leves (-73kg), Leandro Guilheiro garantiu vaga na seleção ao vencer a seletiva no meio-médio (-81kg). O judoca acredita que a temporada 2010 será de muitas descobertas.

“Na seletiva o importante é ganhar, não importa se é de ippon ou punição do adversário. Todo mundo se conhece e as lutas são mais difíceis. Para mim é tudo novo e estou com um espírito de desbravar o mundo. Ainda quero conhecer melhor os adversários da categoria e ganhar mais peso”, diz Leandro Guilheiro.

Quem também terá um 2010 repleto de novidades é Laisa Santana. Na categoria meio-médio (-63kg) a judoca surpreendeu e desbancou atletas com rodagem internacional, como a vice-campeã dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro 2007 e representante do Brasil nas Olimpíadas de Pequim 2008, Danielli Yuri.

“Espero um 2010 fantástico. Lutei contra judocas muito mais experientes que eu e consegui ficar com a vaga. A alegria é muito grande e para mim será um ano de muitas descobertas. Cada esforço feito nos treinos valeu à pena”, Laisa Santana

Bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, Ketleyn Quadros (-57kg) confirmou o favoritismo e garantiu vaga na seleção em 2010.

“Existia muita expectativa e consegui retribuir para minha família e clube esperança que depositaram em mim neste ano. Agora que estou garantida na seleção, é focar nos treinos e ir bem nas competições para garantir lugar no ranking mundial”, diz Ketleyn Quadros

Quem retorna à seleção brasileira em 2010 é a recordista de medalhas em mundiais sub 20, Mayra Aguiar. Após ficar a temporada se recuperando de uma cirurgia no joelho, Mayra passou pela seletiva sem maiores problemas.

“Estava tranquila pois sabia que como o peso não estava ranqueado, bastava chegar na disputa final para ficar na equipe. Agora é pensar nas competições do ano que vem e em conquistar pontos para o ranking mundial”, afirma Mayra Aguiar.

O bicampeão mundial João Derly sofreu uma lesão no joelho esquerdo na luta contra Bruno Mendonça e ficou de fora das demais lutas da seletiva. O judoca será examinado e, após a confirmação da gravidade da lesão, saberá como ficam seus planos para 2010.

“Em primeiro lugar preciso ver o problema que tive com o joelho. Infelizmente na luta o meu adversário caiu sobre a minha perna e eu girei, causando assim a lesão. Agora é pensar em me recuperar”, diz Derly.

Seleção Brasileira 2010

-48kg: Sarah Menezes (pré-classificada pelo ranking mundial) e Daniela Polzin
-52kg: Erika Miranda (pré-classificada pelo ranking mundial) e Andressa Fernandes
-57kg: Rafaela Silva (pré-classificada pelo ranking mundial), Ketleyn Quadros e Josiane Falco
-63kg: Laisa Santana e Mariana Silva
-70kg: Helena Romanelli e Glaucia Lima
-78kg: Mayra Aguiar e Steffani Lupetti
+78kg: Maria Suellen e Aline Puglia

-60kg: Breno Alves, Ricardo Ayres e Felipe Kitadai
-66kg: Leandro Cunha (pré-classificado pelo ranking mundial) e Alex Pombo
-73kg: Bruno Mendonça e Marcelo Contini
-81kg: Nacif Elias (pré-classificado pelo ranking mundial), Flávio Canto (pré-classificado pelo ranking mundial) e Leandro Guilheiro
-90kg: Hugo Pessanha (pré-classificado pelo ranking mundial), Tiago Camilo (pré-classificado pelo ranking mundial) e Eduardo Santos (pré-classificado pelo ranking mundial)
-100kg: Luciano Corrêa (pré-classificado pelo ranking mundial), Leonardo Leite (pré-classificado pelo ranking mundial) e Leandro Gonçalves
+100kg: Daniel Hernandes (pré-classificado pelo ranking mundial), Walter Santos (pré-classificado pelo ranking mundial) e Rafael Silva

Informações : Assessoria de imprensa da CBJ

Saudações Olímpicas!

Tags: , ,

Deixe um comentário