Time Brasil deixa Dubai e segue rumo a Cingapura

Durante uma semana, Dubai, nos Emirados Árabes, foi a casa do Time Brasil. Agora, os 37 atletas que fizeram a aclimatação no Oriente Médio embarcam rumo à competição que pode representar um divisor de águas na carreira de todos: os Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010. Os integrantes da delegação brasileira chegam a Ásia nesta terça-feira, dia 10, às 20h55 (horário de Cingapura), 9h55 (horário de Brasília). A primeira edição da história dos Jogos Olímpicos da Juventude acontece entre 14 e 26 de agosto e reunirá cerca de 3600 atletas, com idade entre 14 e 18 anos de 205 países.

A aclimatação brasileira em Dubai reuniu dez modalidades (atletismo, basquete, boxe, esgrima, judô, natação, pentatlo moderno, tiro esportivo, triatlo e vela), que aproveitaram o período para adaptar-se ao fuso horário e ao clima quente da cidade árabe. Em Cingapura, a previsão de temperatura média é de 30 graus. “A preparação técnica das equipes foi muito bem sucedida em Dubai. Além disso, tivemos momentos de integração entre as diferentes modalidades, o que foi importantíssimo. Outro aspecto a se destacar é o intercâmbio entre treinadores, que trocaram informações e desenvolveram novos conhecimentos. Estou certa de que os atletas chegarão em Cingapura bem adaptados e envolvidos no espírito que cercam os Jogos Olímpicos da Juventude”, analisou a chefe de Missão, Adriana Behar.

Em Cingapura, os atletas seguem para a Vila Olímpica, onde se juntam ao restante da delegação, que chegará de diversas partes do mundo. A casa dos atletas nos Jogos Olímpicos da Juventude será no campus da Universidade de Tecnologia Nanyang. O Brasil ficará no Hall 13, ao lado das outras delegações participantes.

Na Vila acontecerão diversas atividades educativas e culturais para integração dos participantes. Os Jogos da Juventude serão uma oportunidade para a nova geração do esporte brasileiro mostrar seu potencial. “Será um desafio prazeroso lidar com jovens talentos e ver o potencial deles para o esporte. Estes atletas já estão se destacando em suas modalidades e tanto as Confederações quanto o COB estão dando suporte para seu desenvolvimento. A partir do momento em que eles integram uma delegação brasileira, se aproximam ainda mais do nível de exigência a que serão submetidos nas principais competições internacionais adultas. A partir deste contato, o COB passa a acompanhá-los ainda mais de perto. A meta é alcançar bons resultados no aspecto esportivo e contribuir para a formação de uma geração de atletas de futuro promissor para o esporte brasileiro. Esperamos representar o país da melhor forma possível, sempre de encontro com os ideais propostos pelo Comitê Olímpico Internacional para o evento”, comentou Adriana Behar.

O Time Brasil chega a Cingapura com algumas mudanças. O basquete definiu suas quatro jogadoras que defenderão as cores verde e amarela no evento. Erika Leite, Isabela Macedo, Joice Coelho e Stephanie de Oliveira foram as jogadoras escolhidas pelo treinador Guilherme Vós. Drielle do Nascimento e Lorraine Silva, que participaram da aclimatação em Dubai, voltam ao Brasil no dia 12. As equipes masculina e feminina de handebol ainda oficializarão seus cortes. Neste momento, as seleções estão com 16 atletas cada, sendo que dois serão cortados de cada uma. Além disso, o Time Brasil sofreu uma baixa. Brunna Araújo, do tiro com arco, foi cortada da delegação devido a uma contusão na região lombar. Com isso, o Brasil será representado em Cingapura por 81 atletas em 20 modalidades esportivas.

Além das disputas esportivas, os Jogos da Juventude terão intensa programação cultural e educativa. O objetivo é introduzir de forma lúdica os jovens atletas no Olimpismo e os valores olímpicos, além de sensibilizar para questões importantes, tais como os benefícios de um estilo de vida saudável e a luta contra o doping.

Os Jogos Olímpicos da Juventude são divididos em três faixas etárias de acordo com a modalidade. Serão 27 provas para atletas entre 15 e 16 anos, 111 provas para atletas de 16 a 17 anos, faixa que se aplica à canoagem, e 63 provas para atletas entre 17 e 18 anos. As novidades também estarão nos esportes, como no basquete 3 x 3, no revezamento do ciclismo, e nas equipes mistas de homens e mulheres e países diferentes.

Mais informações no Site do COB: www.cob.org.br

Fonte: Site do COB

Saudações Olímpicas!

Sebástian Pereira

Deixe um comentário