Time Rio terá Natália Falavigna e Nivalter Santos treinando na cidade.

O Time Rio, projeto de investimento da Prefeitura do Rio com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para preparação de atletas com potencial de medalhas visando aos Jogos Olímpicos de Londres 2012, ganhou mais dois importantes integrantes: a lutadora de taekwondo Natália Falavigna, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, e o canoísta Nivalter Santos, primeiro brasileiro a conquistar uma etapa da Copa do Mundo de Canoagem (Hungria, em 2009). A informação foi transmitida pelo superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire, durante o Seminário de Desenvolvimento Esportivo organizado pelo COB nesta quarta-feira, dia 12.

“Natália Falavigna e Nivalter Santos passarão a treinar no Rio de Janeiro nos próximos meses. Natália utilizará as instalações do Parque Aquático Maria Lenk, fazendo do taekwondo a primeira modalidade a ser posta em prática no Centro de Desenvolvimento de Talentos que estamos estruturando no Maria Lenk e no Velódromo do Rio”, informou Marcus Vinícius Freire, acrescentando que o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, oficializou na noite da terça-feira, dia 11, a liberação de R$ 12 milhões para o investimento no Time Rio até 2012.

Atualmente, Natália treina em Londrina (PR), e Nivalter em São Vicente (SP). Além dos dois atletas, Diego Hypólito (ginástica artística), Ricardo Winicki (vela), Kaio Marcio (natação) e Barbara Leôncio (atletismo) já fazem parte do Time Rio. Novos nomes serão anunciados em breve para integrar a equipe, que terá de 10 a 13 atletas. O COB espera que outras prefeituras se associem ao Programa de Apoio ao Time Brasil, nos mesmos moldes do Time Rio.

O COB atuará na coordenação da parte técnica do projeto, em parceria com as Confederações Brasileiras Olímpicas e as demais entidades esportivas aos quais os atletas estão ligados. Além disso, o COB fará o gerenciamento financeiro das ações. Uma das características da iniciativa é a preocupação com a estrutura que cerca o atleta de alto rendimento. Por isso, o Time Rio dará atenção especial ao pagamento de salário de treinadores, nutricionistas e médicos, além de compra de materiais e equipamentos para a prática do esporte e logística para viagens e competições. Tudo para que o atleta tenha tranqüilidade para treinar e alcançar seu melhor desempenho nas competições. “Este programa é todo voltado para o atleta, que não precisará abrir mão de seus patrocínios ou dos apoios que já recebe, pois os objetivos não são conflitantes. Na verdade, trata-se de um complemento à preparação que ele já executa”, explica o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire.

Fonte: Site do COB

Saudações Olímpicas

Sebástian Pereira

Deixe um comentário