Uma semana para a estreia do Time Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010!

Reunido em Dubai, nos Emirados Árabes, para um período de aclimatação, o Time Brasil dos Jogos Olímpicos da Juventude começa a sentir a ansiedade cada vez mais forte para o início das competições. Faltando uma semana para as primeiras disputas, em Cingapura, a jovem delegação brasileira, com atletas entre 14 e 18 anos, acerta os últimos detalhes antes da estreia no evento esportivo, que reunirá, entre 14 e 26 de agosto, cerca de 3600 atletas de 205 países na cidade do sudeste asiático. São muitos os sonhos e as dúvidas, mas uma certeza existe entre todos: representar o país em um uma edição de Jogos Olímpicos é uma honra, não importa a idade.

O Brasil levará a Cingapura 82 atletas em 21 das 26 modalidades esportivas disputadas nos Jogos. Número representativo, já que cada nação tinha um limite de 70 atletas em esportes individuais e mais duas equipes coletivas. Como chegarão estes jovens ao primeiro grande teste olímpico de suas carreiras? O que esperar da Vila Olímpica? Como segurar a emoção ao subir no pódio? Como será meu futuro depois desta experiência? Estas e muitas outras questões devem estar passando pelas suas cabeças, a sete dias da Cerimônia de Abertura. O triatleta Iuri Venuto será um dos primeiros a competir. Sua prova acontece no dia 16, segundo dia de programação do evento. “O que me passa pela cabeça neste momento é a ansiedade de chegar logo, começar a competir e sentir o espírito olímpico. Imagino tudo diferente do que já vivi até aqui. Vamos sentir na pele uma emoção que só estamos acostumados a ver pela televisão. Gente de todo mundo, competição de alto nível, os melhores atletas de nossa categoria vão estar lá. Vai ser bem legal”, comentou o cearense, de 18 anos.

Apesar da pouca idade, até mesmo campeões mundiais percebem que se trata de uma situação completamente nova na carreira. Flavia Gomes, de 16 anos, melhor do mundo em sua categoria no judô, está apenas a um dia em Dubai, mas já se contagia com a atmosfera que cerca os Jogos e a possibilidade de interagir com atletas de outras modalidades. “Vou me acostumando aos poucos, mas já deu pra sentir o clima. É interessante poder conhecer outras modalidades, outras pessoas e mostrar um poquinho do que você sabe para cada um. A expectativa é muito grande. Dá vontade de chegar lá logo e começar a lutar para ser campeã. Passam mil coisas na minha cabeça. É um mundo totalmente diferente. Temos que tirar proveito de cada momento. Com certeza imagino o momento do pódio e da medalha, mas tem que ser passo a passo, que com certeza conseguirei chegar lá”, contou.

Integrantes do Time Brasil embarcam na madrugada deste domingo para Cingapura para preparar a logística da entrada dos atletas na Vila Olímpica. Adriana Behar e Gustavo Harada chegam antes para acertar todos os detalhes da chegada da delegação. O Brasil entra na Vila no dia 10. “Vamos preparar toda parte burocrática e de preparação para agilizar tudo, do desembarque a entrada na Vila. Vamos deixar tudo pronto para recebê-los da melhor forma possível. Estamos no finalzinho da etapa de Dubai e este período está sendo extremamente útil para a preparação da delegação. Chegaremos em Cingapura alguns dias antes do inicio do Jogos nos adaptarmos”, explicou Adriana Behar.

Mais informações no Site do COB: www.cob.org.br

Fonte: Site do COB

Saudações Olímpicas!

Sebástian Pereira

Deixe um comentário